O uso de IA no contexto acadêmico e científico é mais grave que plágio!
A utilização da inteligência artificial para gerar conteúdo acadêmico, citações e referências suscita preocupações éticas e metodológicas.
Diferente do que muitas pessoas (estudantes, docentes e influenciadores, por exemplo) propagam na mídia e nas redes sociais, o uso da inteligência artificial pode implicar na fabricação de dados, fontes inexistentes, referências artificiais, entre outros vários problemas – inclusive plágio.
Ou seja, o plágio é “somente” um dos diversos problemas causados pelo uso inadequado da inteligência artificial em pesquisas acadêmicas e estudos científicos.
Recentemente, eu publiquei um post no meu blog “Pesquisador Científico” com o título “8 razões para não usar inteligência artificial em pesquisas acadêmicas e estudos científicos”, sobre alguns dos problemas relacionados ao uso inadequado da inteligência artificial no contexto acadêmico e científico – sim, há outros problemas, sobre os quais abordarei em posts futuros. Recomendo que leiam atentamente o post supracitado.
Quando os pesquisadores tomam a decisão de utilizar a inteligência artificial para gerar conteúdo, citações e referências em pesquisas acadêmicas e/ou estudos científicos, automaticamente, este processo decisório compromete a integridade do material produzido (conteúdo, citações e referências).
A partir do momento em que a inteligência artificial é adotada para gerar conteúdo, citações e referências, os pesquisadores colocam a sua produção (acadêmica ou científica) sob risco. Motivo: ausência de legitimidade.
As plataformas de inteligência artificial não reproduzem, de maneira fidedigna, o conteúdo, as citações e as referências descritas nas obras originais (livro, artigo publicado em revista, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo acadêmico, resumo expandido, etc.).

Do ponto de vista técnico, a inteligência artificial não possui consciência, intenção ou responsabilidade sobre o conteúdo que gera. Logo, quando utilizada como fonte primária de conhecimento, com o propósito de substituir o processo de pesquisa e a reflexão crítica dos autores, a tecnologia assume uma função inadequada e com altíssimo risco na construção do saber acadêmico.
A produção automatizada de citações falsas, por exemplo, representa uma violação dos princípios fundamentais da pesquisa científica, pois deturpa o processo de validação empírica e o rigor metodológico exigido em ambientes acadêmicos e científicos.
Isto significa que você deve evitar a utilização da inteligência artificial em qualquer circunstância no âmbito acadêmico e científico? Na minha modesta opinião, não.
Aliás, eu recomendo que você acompanhe a evolução tecnológica, e utilize todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance com o objetivo de melhorar o seu desempenho e otimizar determinados processos. Mas, há aqui um ponto fundamental que você deve compreender: os pesquisadores (autores de livros, artigos científicos e pesquisas acadêmicas em geral) devem assumir, ininterruptamente, o protagonismo em suas pesquisas acadêmicas e estudos científicos. Novamente: ininterruptamente!
As ferramentas tecnológicas (coadjuvantes) devem servir aos pesquisadores (protagonistas), e não o contrário.
📌 Em breve, eu publicarei no meu blog “Pesquisador Científico” alguns exemplos de situações em que os pesquisadores podem utilizar a inteligência artificial como instrumento de apoio (função de coadjuvante, jamais de protagonista), sem risco de comprometer, de maneira negativa, o conteúdo, as citações e as referências.
Use a IA com responsabilidade e sempre confirme suas fontes. Se precisar de auxílio profissional, conte comigo!
📚 APOIO TÉCNICO PARA A SUA PESQUISA! 📱 Informe seu nome e email no WhatsApp 47 99757-4927. Aguardo seu contato para planejarmos juntos a sua pesquisa! ✔
📚 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | TESE DE DOUTORADO | PROJETO DE PESQUISA (PRÉ-PROJETO) | LIVRO | ARTIGO CIENTÍFICO | TCC (ARTIGO ACADÊMICO OU MONOGRAFIA) | APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT (SLIDES) | E MUITO MAIS!
🔍💻 Serviços de escrita, pesquisa, normatização, metodologia, revisão, transcrição e orientação acadêmica.
Normatizações: ✅ ABNT | ✅ APA 7th edition | ✅ Vancouver | ✅ Harvard | ✅ MLA | ✅ Chicago
Atenciosamente,
Mario Vittoria Filho
✔️ Professor e pesquisador desde 2009 | Centenas de clientes atendidos em 11 países (Brasil, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, Angola e Moçambique)
🔍💻 Serviços de escrita, pesquisa, normatização, metodologia, revisão, transcrição e orientação acadêmica
📚 Dissertação de Mestrado | Tese de Doutorado | Projeto de Pesquisa (Pré-Projeto) | Livro | Artigo Científico | TCC | Apresentação em PowerPoint (Slides)| E muito mais!
📱 WhatsApp: +55 47 99731 8055 (clique aqui e converse comigo agora mesmo!)
📱 WhatsApp: +55 47 99757 4927 (clique aqui e converse comigo agora mesmo!)
E-mail: contato@pesquisadorcientifico.com.br
Blog: www.pesquisadorcientifico.com.br
Serviços: www.escritaepesquisa.com.br
Inscreva-se no YouTube: www.youtube.com/@pesquisadorcientificotv
Siga no Facebook: www.facebook.com/PesquisadorCientifico
Siga no Instagram: www.instagram.com/pesquisadorcientifico
Siga no X: www.x.com/pesquisadortv
Siga no LinkedIn: www.linkedin.com/in/mariovittoriafilho
Siga no TikTok: www.tiktok.com/@pesquisadorcientifico
Publicar comentário