Critérios para classificar uma dissertação de mestrado: parâmetros de avaliação considerados pela banca examinadora

No estudo conduzido por Lovitts (2005), participaram 276 docentes de 74 departamentos abrangendo 10 áreas acadêmicas em nove instituições universitárias de pesquisa. Esses acadêmicos integraram grupos focais com a missão de descrever os atributos essenciais de dissertações de mestrado e seus componentes críticos — problema, revisão bibliográfica, teoria, métodos, análise e conclusão — em quatro patamares distintos de qualidade: excelente, muito bom, aceitável e inaceitável. Eles também exploraram o significado de contribuições originais e relevantes em suas áreas, bem como o objetivo das dissertações de mestrado.

A pesquisa de Lovitts (2005) focalizou docentes que orientaram um número considerável de doutorandos em quatro campos científicos específicos (biologia, engenharia elétrica e computação). Foi revelado que não existe uma única característica definidora de excelência acadêmica, resumindo-se na percepção de que “se reconhece ao ver”. Dissertações de mestrado de excepcional qualidade são raras, emergindo talvez uma ou duas vezes a cada década, e são particularmente valorizadas por estes educadores.

Os participantes destacaram que as dissertações de mestrado notáveis são marcadas por originalidade, excelência na escrita e impactos significativos. Tais trabalhos demonstram uma profundidade de reflexão e insights consideráveis, constituindo avanços notáveis em seus campos. A escrita, além de clara e convincente, oferece uma janela para o pensamento do estudante, permitindo observar o raciocínio do autor. Estas obras são, ademais, agradáveis de serem lidas, com cada elemento da pesquisa não apenas alcançando um alto padrão individualmente, mas também integrando-se harmoniosamente ao conjunto da dissertação de mestrado (Lovitts, 2005).

Lovitts (2005) relata que os docentes caracterizam os estudantes que elaboram dissertações de mestrado de excelência como extremamente criativos e ousados intelectualmente. Esses alunos exibem uma paixão e um entusiasmo palpáveis pelo seu trabalho, marcados por uma curiosidade intensa e uma motivação robusta. Eles se aventuram em novas áreas e transpõem ideias de um contexto para outro. A pesquisa envolveu participantes de diversas áreas acadêmicas, incluindo quatro disciplinas das ciências naturais (como física, astronomia e matemática), três das ciências sociais (economia, psicologia e sociologia) e três das humanidades (inglês, história e filosofia).

Para avaliar a experiência e a produtividade dos docentes, foi solicitado que eles informassem o tempo de atuação como professores, o número de dissertações de mestrado que supervisionaram e sua participação em comitês de dissertação de mestrado. Os 272 membros do grupo focal que compartilharam essas informações acumulavam 6.129 anos de experiência docente, haviam orientado aproximadamente 3.470 dissertações e participado em cerca de 9.890 comitês de dissertação de mestrado. O perfil médio desses participantes incluía 22 anos de magistério, orientação de 13 dissertações e participação em 36 comitês (Lovitts, 2005).

Os docentes apontaram que frequentemente realizam avaliações holísticas da qualidade de dissertações de mestrado após a leitura completa dos trabalhos, sem a utilização de uma lista mental de critérios predefinidos para tal avaliação. No entanto, os achados do estudo de Lovitts (2005) indicam que esses profissionais são capazes de fazer e explicitar julgamentos qualitativos acerca das dissertações que avaliam.

Nos diversos grupos focais e áreas disciplinares incluídos no estudo de Lovitts (2005), observou-se uma considerável uniformidade na forma como os docentes descreveram os padrões de qualidade estabelecidos pela autora. Contudo, Lovitts aponta que nenhuma dissertação de mestrado consegue satisfazer todos os critérios individuais identificados pelos grupos, ao vez que, em determinadas circunstâncias, esses critérios podem ser contraditórios entre si. Os padrões definidos pelos membros dos grupos focais para cada patamar de qualidade de uma dissertação de mestrado no estudo de Lovitts (2005) são descritos a seguir:

Características da Dissertação de Mestrado classificada na pesquisa de Lovitts (2005) como “Excelente”:

– É original e significativo, ambicioso, brilhante, claro, inteligente, coerente, convincente, conciso, criativo, elegante, envolvente, emocionante, interessante, perspicaz, persuasivo, sofisticado, surpreendente e atencioso
– É muito bem escrito e organizado
– É sintético e interdisciplinar
– Conecta componentes de forma integrada
– Exibe pensamento maduro e independenteTem um ponto de vista e uma voz forte, confiante, independente e autoritária
– Faz novas perguntas ou aborda uma questão ou problema importante
– Declara claramente o problema e por que ele é importante
– Demonstra uma compreensão profunda de uma quantidade enorme de literatura complicada
– Exibe comando e autoridade sobre o material
– O argumento é focado, lógico, rigoroso e sustentado
– É teoricamente sofisticado e mostra uma compreensão profunda da teoria
– Tem um design de pesquisa brilhante
– Usa ou desenvolve novas ferramentas, métodos, abordagens ou tipos de análises
– É completamente pesquisado
– Tem dados ricos de várias fontes
– A análise é abrangente, completa, sofisticada e convincente
– Os resultados são significativos
– A conclusão une tudo
– É publicável em periódicos de primeira linha
– É de interesse para uma comunidade maior e muda a maneira como as pessoas pensam
– Expande os limites da disciplina e abre novas áreas para pesquisa. (Lovitts, 2005, p. 20).

Características da Dissertação de Mestrado classificada na pesquisa de Lovitts (2005) como “Muito bom”:

– É sólido
– É bem escrito e organizado
– Tem algumas ideias originais, insights
– Tem uma boa pergunta ou problema que tende a ser pequeno e tradicional
– É o próximo passo em um programa de pesquisa (boa ciência normal)
– Mostra compreensão e domínio do assunto
– Tem um argumento forte, abrangente e coerente • Inclui pesquisa bem executada
– Demonstra competência técnica
– Usa teoria, métodos e técnicas apropriados (padrão)
– Obtém resultados ou respostas sólidas e esperadas
– Perde oportunidades de explorar completamente questões e conexões interessantes
– Faz uma contribuição modesta para o campo, mas não o abre. (Lovitts, 2005, p. 20).

Características da Dissertação de Mestrado classificada na pesquisa de Lovitts (2005) como “Aceitável”:

– É profissional
– Demonstra competência técnica
– Mostra capacidade de fazer pesquisa
– Não é muito original ou significativo
– Não é interessante, empolgante ou surpreendente
– Demonstra pouca criatividade, imaginação ou percepção
– A escrita é pedestre e lenta
– Tem uma estrutura e organização fracas
– É estreito em escopo
– Tem uma pergunta ou problema que não é empolgante – geralmente é altamente derivado ou uma extensão do trabalho do orientador
– Demonstra uma compreensão limitada do campo
– Revisa a literatura adequadamente – conhece a literatura, mas não a critica ou não discute o que é importante
– Pode sustentar um argumento, mas o argumento não é imaginativo, complexo ou convincente
– Demonstra compreensão da teoria em um nível simples, e a teoria é aplicada de forma mínima a competente ao problema
– Usa métodos padrão
– Tem uma análise pouco sofisticada – não explora todas as possibilidades e perde conexões
– Tem resultados previsíveis que não são empolgantes
– Faz uma pequena contribuição. (Lovitts, 2005, p. 20).

Características da Dissertação de Mestrado classificada na pesquisa de Lovitts (2005) como “Inaceitável”:

– É mal escrito
– Tem erros ortográficos e gramaticais
– Tem uma apresentação desleixada
– Contém erros ou enganos
– Plagia ou deliberadamente interpreta mal ou faz mau uso de fontes
– Não entende conceitos básicos, processos ou convenções da disciplina
– Não tem pensamento cuidadoso
– Olha para uma questão ou problema que é trivial, fraco, sem originalidade ou já resolvido
– Não entende ou perde literatura relevante
– Tem um argumento fraco, inconsistente, contraditório, pouco convincente ou inválido
– Não lida bem com a teoria, ou a teoria está ausente ou errada
– Depende de métodos inadequados ou incorretos
– Tem dados falhos, errados, falsos, falsificados ou mal interpretados
– Tem análise errada, inadequada, incoerente ou confusa
– Inclui resultados que são óbvios, já conhecidos, inexplicáveis ​​ou mal interpretados
– Tem interpretação sem suporte ou exagerada
– Não faz uma contribuição. (Lovitts, 2005, p. 20).

Uma dissertação de mestrado de nível “Excelente”, conforme descrito por Lovitts (2005), distingue-se por sua originalidade e representatividade no contexto pesquisado, capaz de expandir as fronteiras da disciplina. A dissertação de mestrado ideal é bem escrita e organizada, com uma síntese integrada de conceitos desenvolvidos com clareza e coerência.

Para fazer uma dissertação de mestrado de nível excepcional, é necessário selecionar um tema relevante, e que também desafie as convenções existentes, bem como introduza novos questionamentos. O pesquisador deve empenhar-se em criar uma estrutura clara e lógica para o argumento da sua dissertação de mestrado, sustentando-o com evidências rigorosas.

A escrita da dissertação de mestrado deve seguir parâmetros técnicos – especialmente, aqueles estabelecimentos pela normatização adotada (norma ABNT; norma APA, ou outra normatização). A escrita deve ser envolvente e persuasiva, com o propósito de facilitar a comunicação de ideias complexas de maneira acessível e apropriada. A dedicação à excelência em todos os aspectos do processo de pesquisa garantirá que a dissertação de mestrado atenda os padrões técnicos exigidos, e contribua de forma significativa para o campo de estudo definido.

REFERÊNCIAS:

LOVITTS, Barbara E. How to grade a dissertation. Academe, [s.l.], p. 18-23, nov./dez. 2005.

Professor, escritor e pesquisador desde 2009. Especialista em seis normatizações: ABNT; APA; VANCOUVER; HARVARD; MLA; CHICAGO. Especialista na metodologia de revisão bibliográfica narrativa (revisão de literatura) e pesquisa qualitativa exploratória. Gestor e editor do blog Pesquisador Científico, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Dupla nacionalidade (Brasil e Alemanha). Fluente na escrita inglesa. Iniciei minha carreira como escritor e pesquisador em 2009, quando fui professor no SENAC. Eu tenho experiência como docente (2009 a 2025), além de experiência no ambiente corporativo (2000 a 2019) e mercado financeiro (2020 a 2023). Principais experiências: Professor de Administração e Comunicação; Gerente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito; Fundador de agência publicitária; Coordenador de projetos tecnológicos (Loja Virtual, Sistema web, Estratégias de Marketing Digital e Gestão de Datacenter); Diretor de Imprensa no DCE da FURB; e outras atividades desde 2000. Além de bancos de dados de pesquisa online, eu utilizo duas grandes bibliotecas físicas como fontes de pesquisa: a) Biblioteca Municipal Fritz Müller; b) Biblioteca da FURB (Universidade Regional de Blumenau), uma das maiores no sul do Brasil. Serviços de escrita e pesquisa: www.escritaepesquisa.com.br | Pesquisador Científico: www.pesquisadorcientifico.com.br | E-mail: contato@pesquisadorcientifico.com.br | WhatsApp: +55 47 99731 8055

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