Revisão de Literatura: Construção do Conhecimento Científico
A metodologia de revisão de literatura engloba uma ampla variedade de temas, alcançando diversos níveis de profundidade e extensão, e pode incluir resultados de pesquisa.
A revisão de literatura se trata de um procedimento metodológico responsável por compilar a literatura significativa investigada por pesquisadores a respeito de um determinado assunto, ou uma linha de pesquisa específica.
Cooper (1989, p. 35-36) descreve cinco motivos principais para um pesquisador optar pela metodologia de revisão de literatura em seus estudos: “[…] melhorar sua metodologia de pesquisa; […] focar no problema de pesquisa; […] atender à base de conhecimento para a área de pesquisa; […] contextualizar os resultados da pesquisa; […] garantir novidade em seu trabalho”.
Inserida em todas as fases do processo investigativo, a revisão de literatura é particularmente essencial nas fases de criação de conceitos e definição do problema, além de influenciar as fases de planejamento, execução e elaboração do relatório de pesquisa.
É fundamental que todos os estudos empíricos – seja pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa ou métodos combinados – estejam vinculados à literatura ou conceitos que fundamentem a necessidade da pesquisa, estejam alinhados à declaração de intenção da pesquisa e posicionem o estudo em relação a trabalhos anteriores (Rocco; Plakhotnik, 2009).

A revisão de literatura facilita a geração de ideias ao permitir uma coleta preliminar de dados sobre um tema, e é necessária para definir os conceitos centrais de um estudo e suas várias dimensões e complexidades.
A revisão de literatura é fundamental para o desenvolvimento da seção de metodologia, identificando as opções metodológicas empregadas em estudos anteriores, juntamente com seus pontos fortes e limitações (Denney; Tewksbury, 2013).
A revisão de literatura estabelece o contexto amplo da pesquisa, demarcando claramente o que está e o que não está dentro do escopo da investigação, e justifica essas decisões.
Por meio deste procedimento metodológico, torna-se possível apresentar os principais resultados encontradas na literatura existente.
Os pesquisadores que aplicarem a revisão de literatura devem examinar criticamente os métodos de pesquisa usados para avaliar melhor se as afirmações são justificadas (Boote; Beile, 2005).
Baumeister e Leary (1997) listam cinco objetivos principais da revisão de literatura:
- Elaboração teórica;
- Análise crítica da teoria;
- Síntese do conhecimento contemporâneo em um campo específico;
- Detecção de lacunas;
- Evolução histórica da teoria e do conhecimento.
Hart (1998) descreve a metodologia de revisão de literatura como o processo de escolha de documentos (publicados ou não) sobre o assunto, que incluam informações, conceitos, dados e provas sob uma perspectiva particular.
Este método serve para alcançar objetivos específicos ou para apresentar determinadas perspectivas sobre a essência do tema e sobre as maneiras como ele deve ser examinado, além de realizar uma análise criteriosa desses documentos em relação à pesquisa em questão.
Segundo o autor, a revisão de literatura é capaz de responder questionamentos fundamentais em uma pesquisa, como por exemplo:
Quais são as fontes principais?
Quais são as principais questões e debates sobre o tema?
Quais são os pontos de vista políticos?
Quais são as origens e definições do tópico?
Quais são as principais teorias, conceitos e ideias?
Quais são os fundamentos epistemológicos e ontológicos da disciplina?
Quais são as principais questões e problemas que foram abordados até o momento?
Como o conhecimento sobre o tema é estruturado e organizado?
Como as abordagens a essas questões aumentaram nossa compreensão e conhecimento? (Hart, 1998, p. 14).
Cooper e Koenka (2012) sugerem cinco funções que a metodologia de revisão de literatura pode desempenhar em estudos de pesquisa:
- Sintetizar evidências de múltiplas sínteses de pesquisa que abordam os mesmos problemas ou hipóteses de pesquisa ou que são correlatas;
- Comparar resultados e esclarecer discrepâncias nas conclusões de múltiplas sínteses de pesquisa focadas no mesmo problema ou hipótese de pesquisa;
- Elaborar um inventário de mediadores e moderadores de um efeito observado ou de uma relação testada em sínteses de pesquisa que tratam do mesmo problema ou hipótese de pesquisa;
- Revelar lacunas na literatura onde estudos múltiplos abordam o mesmo problema ou hipótese de pesquisa, mas onde uma síntese de pesquisa ainda não foi realizada;
- Complementar sínteses de pesquisa existentes ao incluir estudos que foram previamente omitidos ou que surgiram após a realização das sínteses.
A revisão de literatura constitui um procedimento metodológico essencial para a construção do conhecimento científico, pois permite a sistematização e a análise crítica da produção acadêmica e/ou científica relacionada a determinada linha de pesquisa.

Além de auxiliar na delimitação do problema investigado, a revisão de literatura contribui para a definição da metodologia, com a apresentação de métodos já aplicados, e suas respectivas limitações.
A estruturação da revisão de literatura possibilita a síntese do conhecimento, bem como o esclarecimento de divergências teóricas e a detecção de lacunas que podem orientar futuras investigações.
REFERÊNCIAS:
BAUMEISTER, Roy F.; LEARY, Mark R. Writing narrative literature reviews. Review of General Psychology, [s.l.], v. 1, n. 3, p. 311-320, 1997. DOI: 10.1037//1089-2680.1.3.311.
BOOTE, David N.; BEILE, Penny. Scholars before Researchers: on Centrality of the Dissertation Literature Review Research Preparation. Educational Researcher, [s.l.], v. 34, n. 6, p. 3-15, aug. 2005. DOI: 10.3102/0013189×034006003.
COOPER, Harris. Integrating research: a guide for literature reviews. 2. ed. Newburynd Park: Sage Publications, 1989. 160 p. ISBN-10: 0803934319. ISBN-13: 978-0803934313.
COOPER, Harris; KOENKA, Alison C. The overview of reviews: unique challenges and opportunities when research syntheses are the principal elements of new integrative scholarship. American Psychologist, [s.l.], v. 67, n. 6, p. 446-462, sep. 2012. DOI: 10.1037/a0027119.
DENNEY, Andrew S.; TEWKSBURY, Richard. Hot to write a literature review. Journal of Criminal Justice Education, [s.l.], v. 24, n. 2, p. 218-234, 2013. DOI: 10.1080/10511253.2012.730617.
HART, Chris. Doing a literature review: releasing the social science research imagination. London: Sage Publications, 1998. 230 p. ISBN-10: 0761959750. ISBN-13: 978-0761959755.
ROCCO, Tonette S.; PLAKHOTNIK, Maria S. Literature reviews, conceptual frameworks, and theoretical frameworks: terms, functions, and distinctions. Human Resource Development Review, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 120-130, 2009. DOI: 10.1177/1534484309332617.
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